terça-feira, 6 de maio de 2008

7ªSEMANA

Fizemos o cronograma do andamento do projeto, discriminando o que foi feito até o dia de hoje e o que será feito até o dia da apresentação deste. Após isso, discutimos e aprendemos sobre alguns componentes do circuito ( TRIAC e DIMMER ). O Renan nos ensinou como vai ser feito o controle de luminosidade através do TRIAC, e como se programa o DIMMER usando a linguagem C.
Através das pesquisas feitas em sites de fabricantes de microcontrolador, como o "microchip.com", discutimos sobre a utilização, ou não, de um transformador. Pensamos na idéia de utilizar resistores, capacitores e diodos, para transformar a tensão da rede (127V) para uma tensão ideal para alimentar o circuito (5V), substituindo a compra de um transformador, devido ao fato da utilização desses componentes tornar o custeio da montagem do menor. Depois repensamos e chegamos a conclusão de que é melhor utilizar o transformador porque vai tornar o trabalho do projeto mais fácil, apesar do custo ser maior.
Para próxima semana: A compra dos componentes vai ser feita na quinta feira, e na semana que seguinte vamos usar o Protoboard (Placa de teste) para verificar se os componentes do circuito (LEDS....) estão dispostos corretamente e se está tudo certo para começar a montagem do circuito.

6ªSEMANA

Nós não reunimos porque, no horário da aula de IEE, houve uma palestra de um recém formado em eng. elétrica. Ele falou sobre sua vida acadêmica no cefet-mg , estágios , emprego e transmissão de suas experiências no mercado da engenharia.

5ªSEMANA

Não houve muita evolução no projeto porque estavamos focados na visita técnica organizada, procurando um empresa para visitar. Conseguimos marcar um encontro com a CEMIG, e no momento falta apenas definir a data para este. Outro motivo que atrasou o andamento do projeto foi a falta de objetividade do nosso grupo para adquirir os componentes do circuito.