quarta-feira, 2 de abril de 2008

Terceira semana

Depois de ter conversado com o engenheiro Lincoln, Francisco nos passou as informações coletadas com ele.
Lincoln de posse do tema e o objetivo do nosso projeto, nos passou uma lista de itens que seriam úteis para a elaboração do nosso trabalho, valendo ressaltar que a idéia do projeto pertence ao engenheiro Lincoln Fiorini.
Na 4ª feira nos reunimos no lactea para pesquisar os componentes que serão necessários para o desenvolvimento do projeto.
Estes são:
- Microcontrolador (PIC 16F689);
- Transformador Comum 127v/9v 1A;
- TRIAC BTA16600B;
- 4 Diodos (1N4007);
- Capacitor 270 Eletrolitic /100nf;
- 3 Transistors BC548B;
- LED;
- Luxímetro (medidor de luminosidade);
- Regulador LM7805;
- Sensor TEMT6000;
Após fazer a pesquisa dos componentes, discutimos também as aplicações do circuito. Concluímos que, dependendo do local em que ele for instalado não será adequado, pois o projeto é para uma lâmpada incandescente.
Para a próxima semana:
- Buscar as aplicações para sensores de luminosidade utilizando a lâmpada incandescente;
- Analisar a possibilidade de um circuito analógico (sem controlador);
- Aprender as funções de cada componente do circuito;
- Terminar o relatório.
Aí bateu a fome e fomos embora!

Segundo semana

Nos reunimos para discutir as idéias que foram surgindo durante a semana passada.
Uma delas nos chamou mais a atenção e optamos por escolhe-la como tema de nosso trabalho, a idéia é usar sensores que fossem capazes de perceber a quantidade de luz no ambiente em que estivesse inserido e controlasse a pontência das lâmpadas ligadas a ele.
Francisco um dos integrantes do grupo ficou encarregado de conversa com seu tio que é engenheiro eletricista, para que ele nos desse algumas sugestões de como fazer nosso projeto e de nos informar da conversa na proxima semana.

Primeira semana

Nos reunimos com o coordenador do projeto, INSERÇÃO DE PROCESSOS DE AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS NO ENSINO TECNOLÓGICO, Adelson Fernandes Moreira.
Nesse encontro conversamos sobre o que era o projeto e quais as suas intenções. De forma resumida o projeto objetiva utilizar sensores para aquisição automática de dados em atividades experimentais.
Ao final do encontro o prof. Adelson nos deixou livres para criarmos um projeto que utilizasse sensores com alguma aplicação tecnológica, ou até mesmo didática, elaborando um trabalho de pesquisa e/ou investigação.

Diante de tudo isso nos reunimos na semana seguinte para discutir as idéias que surgiram e escolher uma para ser o tema do nosso projeto.